Perguntas Frequentes

Não, a suíte é um sistema especialista abrangente de projeto e simulação de instalações, composto por nove módulos, que, juntos, vão muito além do escopo pretendido e da capacidade do software de balanço térmico.

É a diferença entre simulação e criação.

Programas de balanceamento de calor simulam uma rede de componentes definidos pelo usuário. Módulos dedicados especialistas no conjunto Thermoflow criam a rede para um novo projeto de planta com base nas necessidades do usuário.

Alguns programas de balanço térmico podem simular componentes com base em seu design físico. A suíte do Thermoflow cria designs físicos, além de simulá-los.

Os programas de “software de balanço térmico” comumente disponíveis são os resolvedores de rede nos quais o usuário insere a configuração de rede e as características dos componentes. Eles exigem que o usuário saiba, a priori, a configuração da rede, sua lógica e como impô-lo e depurá-lo, escrevendo código ou scripts. Eles exigem que o usuário saiba os valores iniciais dos principais fluxos e pressões e onde os impor sem especificar a rede de maneira insuficiente ou excessiva. Eles exigem que os componentes físicos sejam modelados pelo usuário, para conhecer, a priori, seus detalhes de design físico ou características de desempenho. Essas ferramentas genéricas podem funcionar bem para modelar plantas existentes para as quais essas entradas já são conhecidas, desde que seu usuário seja altamente qualificado e tenha muito tempo para se concentrar em um único modelo. No entanto, não importa o quão habilidoso o usuário seja, esses programas não são praticamente úteis para criar novos projetos, pois é irrealista tentar várias configurações, permutações e combinações de parâmetros técnicos diferentes, considerar o efeito de variações de projeto no desempenho, custo e economia, e encontrar soluções ótimas, tudo dentro de um prazo razoável.

A suíte da Thermoflow, ao contrário, é uma plataforma abrangente de projeto de planta, engenharia preliminar e análise econômica. Ao automatizar e combinar de forma transparente o projeto de rede e componentes com engenharia preliminar, estimativa de custos e análise econômica, ela permite a avaliação de centenas de opções de projeto para alcançar um resultado ideal dentro de um prazo razoável. A suíte vai muito além do “software de balanço térmico” que não pode ser colocada na mesma categoria.

Sim, o THERMOFLEX sem o módulo PEACE é um programa de balanço térmico que favoravelmente comparado em funcionalidade e preço de licença com qualquer outro software de equilíbrio de calor no mercado. Ele representa aproximadamente 10% do conjunto abrangente da Thermoflow em termos de escopo e capacidade pretendidos.

O THERMOFLEX é mais fácil de usar do que outros programas de balanço térmico porque não exige que o usuário forneça valores iniciais ou escreva códigos ou scripts para obter um modelo de trabalho bem-sucedido. O programa tem uma abordagem única: uma hierarquia padrão de ditadores de pressão e fluxo criará automaticamente uma solução para um novo projeto de qualquer tipo comum de usina de energia ou cogeração. Além disso, o THERMOFLEX inclui uma família de “componentes lógicos” que ajudam o usuário a implementar lógica sofisticada de controle de rede sem a necessidade de escrever código ou scripts.

Sim. Sua automação lógica exclusiva, que o torna muito amigável de usar, não inibe a sua flexibilidade. O usuário ainda pode escrever scripts para substituir nossos modelos ou alterar a lógica de controle de rede para qualquer extensão desejada. Os modelos de componentes que fornecemos podem ser substituídos por curvas mais simples definidas pelo usuário para equipamentos conhecidos, assim como outros programas de balanço de calor.

A adição do PEACE ao THERMOFLEX confere-lhe um nível de conhecimento de projeto integrado para os componentes da planta, semelhante ao que está contido nos programas dedicados especializados da Thermoflow. Isso permite que o THERMOFLEX / PEACE crie, automaticamente ou com base nas entradas do usuário, o projeto físico de muitos equipamentos e itens de BOP.

O THERMOFLEX básico usa modelos termodinâmicos simplificados de componentes. Por exemplo, um trocador de calor dentro de um HRSG é “dimensionado” pelo cálculo de seu “UA” no modo de projeto; e no modo off-design ele é “simulado” escalonando seu “UA” com fluxos de massa e outros parâmetros termodinâmicos. Esse é o método usado em outros programas genéricos de balanceamento de calor.

O módulo opcional PEACE fornece acesso adicional a componentes projetados e mais sofisticados, semelhantes aos encontrados nos programas dedicados especializados da Thermoflow. Assim, para o exemplo citado, de um trocador de calor dentro de um HRSG, o trocador de calor PEACE projetado será dimensionado no modo de projeto selecionando seus materiais e geometria da aleta com base nas temperaturas, pressões e composição de gases de combustão que encontrará; e encontrando todos os seus atributos físicos, como o número de tubos, fileiras de tubos, passagens de fluxo, dimensões e peso. Todas essas seleções podem ser deixadas a critério da base de conhecimento automática interna do programa ou controladas pelo usuário, se desejado. No modo off- design, os cálculos baseados em um componente físico são mais precisos, pois levam em consideração os detalhes completos da transferência de calor que não podem ser incluídos no método mais simples de regras de escala, comum em outros programas de balanço térmico. Além disso, o módulo PEACE estima as dimensões gerais, os pesos e o custo de cada item dos principais equipamentos ou BOP e também estima a análise de custo e fluxo de caixa da planta como um todo.

Os componentes PEACE no THERMOFLEX incluem conhecimento de criação de projeto, semelhante ao que está disponível no nível de componente nos programas dedicados especializados da Thermoflow. Isso permite que o THERMOFLEX / PEACE crie rápida e automaticamente os projetos físicos para os principais equipamentos e BOP; bem como suas estimativas de custos, incluindo os custos de mão-de-obra e materiais associados à sua instalação. Além disso, o módulo PEACE permite incluir todos os custos da instalação que não estão relacionados ao balanço de calor, como trabalho no local, civil, elétrico, tanques, edifícios, equipamentos de combate a incêndios, etc. Esses recursos adicionais do THERMOFLEX / PEACE vão muito além daqueles do software de balanço térmico. Por fim, o uso de modelos físicos detalhados para cálculos off-design fornece resultados mais precisos do que os encontrados em programas de balanço térmico que dependem de regras de escala para análise off-design.

O GT PRO e o STEAM PRO incorporam uma filosofia lógica de criação de projeto para suas respectivas categorias de plantas, e isso é totalmente diferente para ciclos combinados do que para ciclos de vapor convencionais. Os tipos de equipamentos utilizados e insumos que você assume para projetá-los diferem entre um ciclo combinado e uma planta convencional a vapor. Ao focar na categoria de planta que você está projetando, nós ajudamos você a criar uma planta eficiente. Aplicamos procedimentos baseados em conhecimento para automaticamente gerar detalhes de configuração e entradas secundárias para atender às suas principais entradas e seleções. Nós ajudamos você cruzando e validando suas entradas. O GT PRO e o STEAM PRO fornecem uma estrutura que o guia através do processo de criação de plantas, para que você possa obter projetos profissionais e otimizados com rapidez e eficiência.

Ao projetar uma nova planta usando os programas dedicados especializados (GT PRO ou STEAM PRO), suas entradas descrevem o que você está tentando alcançar e suas seleções técnicas de alto nível, e o programa o guia a desenvolver a configuração e projetar o equipamento personalizado para você. Ao simular uma planta fixa (GT MASTER ou STEAM MASTER), as entradas são seu hardware físico e suas ações de controle, acionadas por vários parâmetros atingindo seus set-points. Os tipos de entradas e a filosofia de criação, organização e verificação são muito diferentes entre o processo de criação de projeto “PRO” e o processo de simulação da planta “MASTER”.

Cada um dos quatro programas dedicados especializados contém uma vasta gama de conhecimentos incorporados, específicos para a categoria de plantas, e diferentes para a criação de projetos “PRO” vs simulação “MASTER”. Para cobrir todos os cenários práticos, o GT PRO & GT MASTER possui mais de 4.000 entradas; STEAM PRO & STEAM MASTER, cada um tem mais de 3.500 entradas. Para um programa especialista cobrir as duas categorias de plantas, tanto a criação quanto a simulação de projetos, e com um nível igual de conhecimento embutido, orientação, automação, detalhes e flexibilidade, ela teria mais de 15.000 entradas e uma estrutura labiríntica. Isso desafiaria severamente a organização e o fluxo ordenado da lógica, dificultando o desenvolvimento, uso, descrição ou manutenção.

Por outro lado, um programa de uso geral como o THERMOFLEX depende do usuário, em vez do programa, para fornecer o esquema geral, os detalhes de configuração, as seleções de componentes, o design de rede e a lógica de controle off-design e uma série de minúcias críticas. Isso permite que um único programa execute todas as tarefas necessárias para qualquer categoria e configuração da fábrica, mas coloca demandas adicionais sobre o conhecimento e a experiência do usuário. Mesmo os usuários que possuem o conhecimento e a experiência necessários passarão muito mais tempo com um programa de propósito geral do que com os programas dedicados especialistas para obter resultados semelhantes.

O GT PRO e o GT MASTER são altamente flexíveis. Eles cobrem uma vasta variedade de permutações de configuração e combinações que abrangem qualquer configuração prática de ciclo combinado. Da mesma forma, o STEAM PRO e o STEAM MASTER abrangem quase todos os projetos e características práticas de plantas convencionais a vapor. Cada um desses quatro programas tem mais de 3.500 entradas, oferecendo ampla flexibilidade e cobrindo inúmeros detalhes. Além disso, os programas especializados dedicados permitem que os usuários gravem seus próprios scripts, se desejarem, para modificar ou estender a lógica e os recursos integrados dos programas.

A principal limitação da flexibilidade é que esses programas se concentram em suas tarefas exclusivas e dedicadas: GT PRO & GT MASTER são programas de ciclo combinado e cogeração com turbinas a gás e não podem modelar uma planta convencional a vapor. O STEAM PRO e o STEAM MASTER são programas para plantas convencionais a vapor e não podem modelar um ciclo combinado. Todos se concentram na própria planta e não se estendem além dela em redes de vapor complexas, como as encontradas em refinarias, fábricas de papel e várias plantas industriais; e essas instalações devem ser modeladas com THERMOFLEX.

Apesar de ter milhares de entradas para detalhes de configuração e projeto, os programas são muito fáceis de usar. Sua estrutura, conhecimento integrado e lógica especializada guiam você pelo processo de configuração e entrada de maneira lógica e ordenada. Você frequentemente criará projetos de plantas profissionais no GT PRO ou no STEAM PRO, editando menos de 20 entradas de seus valores padrão ou valores gerados automaticamente. Ampla flexibilidade e detalhes estão disponíveis quando você precisa deles, mas não se intrometem quando você precisa de resultados profissionais de forma rápida e fácil. Temos investido 140.000 horas de talentos experientes na construção do conhecimento especializado no PDE / GT PRO / GT MASTER / PEACE; e 90.000 horas no STEAM PRO / STEAM MASTER / RE-MASTER / PEACE; para que você possa projetar e otimizar uma nova fábrica em horas, não em meses.

Existe uma integração considerável. Por exemplo, se você criar uma caldeira queimando lixo municipal no STEAM PRO / PEACE ou THERMOFLEX / PEACE, obterá o mesmo projeto físico e cálculo de custos se usar as mesmas entradas. Da mesma forma, um projeto físico e estimativa de custo de uma HRSG criada no GT PRO / PEACE será o mesmo que uma criada no THERMOFLEX / PEACE se as entradas forem as mesmas. Idem para qualquer componente importante, como um gaseificador, um sistema de captura de CO2, um trem de dessalinização, um condensador refrigerado a ar, uma torre de resfriamento, um tubo, etc.

O GT PRO e o GT MASTER funcionam como um par perfeito, e o mesmo acontece com o STEAM PRO & STEAM MASTER.

Qualquer projeto criado no PDE pode ser importado para o GT PRO / GT MASTER ou THERMOFLEX / PEACE. Qualquer arquivo GT PRO, GT MASTER ou STEAM PRO pode ser importado peo THERMOFLEX / PEACE. Assim, a seleção, o projeto e a otimização do sistema podem ser realizados de maneira rápida e conveniente, usando o poder e o conhecimento dos programas dedicados especializados; e a planta resultante importada pelo THERMOFLEX / PEACE para refinamento final.

O THERMOFLEX pode incluir, dentro de sua rede, modelos construídos e executados em um programa dedicado especializado. Por exemplo, um sistema de aquecimento urbano pode ser construído e calculado dentro do THERMOFLEX, com o vapor de aquecimento vindo e seu condensado retornando a um ciclo combinado com o GT MASTER funcionando como um submodelo dentro do THERMOFLEX. Basicamente, todo o ciclo combinado do GT MASTER neste exemplo é tratado pelo THERMOFLEX como um ícone massivo dentro de sua rede.

Você pode usar qualquer um. Nossa recomendação depende se o seu principal interesse é em novos projetos / estudos de viabilidade, ou modelagem de plantas existentes.

Se você quer apenas modelar plantas existentes, ou aquelas que já foram projetadas por outras pessoas, você já terá antes de seu balanço de energia e massa e características do equipamento; e nós recomendamos o THERMOFLEX. Se você quiser criar um novo projeto e examinar muitas permutações e combinações de possíveis configurações e equipamentos, então o GT PRO / GT MASTER é muito mais eficaz do que qualquer outra ferramenta. Independentemente de qual for o escolhido, adicionar o módulo PEACE fornece detalhes adicionais de engenharia, precisão e custos e resultados financeiros. Como é impossível otimizar o design de uma nova planta sem considerar custo e economia, o módulo PEACE é necessário para a otimização de um novo projeto.

Outros fatores a considerar são o tempo que você pode comprometer e sua própria experiência. Para projetar novas plantas, o THERMOFLEX requer muito mais tempo e experiência do que o GT PRO / GT MASTER. Isto não deve implicar que o THERMOFLEX é difícil de usar. Se você tiver usado com sucesso outros softwares de balanço térmico de uso geral e se sentir confortável com o tempo e o conhecimento necessários, é provável que você encontre o THERMOFLEX bastante fácil de usar em comparação, além de ser mais abrangente, flexível e robusto.

Sim, a maioria dos grandes clientes da Thermoflow tem essa combinação. Para criar e otimizar projetos de novas plantas, não há ferramenta melhor que o GT PRO®/ GT MASTER® / PEACE®. Para modelar plantas existentes, o THERMOFLEX® é mais eficaz porque permite modelar qualquer característica idiossincrática ou incomum da planta construída; além de sua capacidade de modelar outras categorias de plantas e redes de energia em geral.

Se você quer apenas gerar e avaliar conceitos de plantas para o seu projeto, focado na grande figura, somente o PDE pode satisfazer suas necessidades. Para mergulhar em maiores detalhes e ter controle adicional sobre os projetos de usinas que você criar, você precisará do GT PRO, e muitos engenheiros usarão só o GT PRO para este tipo de trabalho. Se você também deseja avaliar o custo e economia da planta e otimizar seu projeto, então você precisará da combinação GT PRO + PEACE. Se você também deseja estudar cálculos detalhados e a modelagem anual do ciclo operacional, você deve adicionar o GT MASTER.

Sim. Para criar e otimizar projetos de novas plantas, não há ferramenta melhor do que o STEAM PRO / STEAM MASTER / PEACE. Para modelar plantas existentes, o THERMOFLEX é mais eficaz porque permite modelar qualquer característica idiossincrática ou única da planta construída; além de modelar outras categorias de plantas e redes de energia em geral.

Ficaremos felizes em discutir sua necessidade e recomendar as melhores ferramentas para você. Esta tabela oferece orientação geral, mas uma discussão verbal ou uma demonstração baseada na web conosco pode ser mais eficaz.

As instalações de turbinas a gás têm uma ampla gama de esquemas: uma GT simples autônomo; uma GT / HRSG para cogeração; um ciclo combinado sem condensação para cogeração e ciclos combinados com condensação, com e sem reaquecimento, e com ou sem vapor de processo ou extração de água para cogeração. Para um determinado conjunto de requisitos, especialmente com a cogeração, a variedade de soluções possíveis e configurações pode ser muito ampla, e o PDE foi desenvolvido para automatizar o processo de triagem e identificação de esquemas adequados.

Os ciclos convencionais de usinas a vapor têm um esquema geral comum. A riqueza de detalhes de configuração dentro deste esquema, e o conhecimento e orientação para defini-los, são englobados dentro do STEAM PRO. Isso torna um programa como o PDE desnecessário para usinas de energia a vapor convencionais.